sexta-feira, 27 de fevereiro de 2009

A IMPORTANCIA DA MULHER NAS ORGANIZAÇÕESUm dia destes, conversando com algumas pessoas, acabámos por falar sobre as mulheres no mercado de trabalho, sua ascensão, importância, participação, contribuição para o crescimento da economia, cuidados com a família, etc... Mas o foco nem sempre foi esse em relação às mulheres no mercado de trabalho. Muitos acreditavam, ao lado dos teóricos e economistas ingleses e franceses, que o trabalho da mulher fora de casa destruiria a família, tornaria os laços familiares mais frouxos e debilitaria a raça, pois as crianças cresceriam mais soltas, sem a constante vigilância das mães. As mulheres deixariam de ser mães dedicadas e esposas carinhosas, se trabalhassem fora do lar; além do que um bom número delas deixaria de se interessar pelo casamento e pela maternidade.Ser mãe, esposa e dona de casa era considerado o destino natural das mulheres. Maternidade, casamento e dedicação ao lar faziam parte da essência feminina, sem história, sem possibilidades de contestação. A vocação prioritária para a maternidade e a vida doméstica, seriam marcas de feminilidade, enquanto a iniciativa, a participação no mercado de trabalho, a força e o espírito de aventura definiria a masculinidade. A mulher que não seguisse seus caminhos estaria indo contra a natureza, não poderia ser realmente feliz ou fazer com que outras pessoas fossem felizes. Em resumo, mulher era para ficar em casa, procriando, sem a menor possibilidade de exercer outras actividades, de entrar no mercado de trabalho, de crescimento intelectual. Não estamos a falar de uma data tão distante, mas consegue-se perceber como mudou o papel da mulher na sociedade, no mercado de trabalho, no lar, na política, no desporto, etc...? Conseguimos ver o papel fundamental que as mulheres desempenham dentro das empresas? Ainda bem que elas não se conformaram com o papel medíocre que a sociedade quis lhes impor. Olhando para dentro das nossas empresas deparamos com mulheres desempenhando funções fundamentais para o sucesso da organização, pois o mercado hoje não exige somente arrojo, força, vigor físico, não que as mulheres não tenham estas qualidades, mas também exige perspicácia, sensibilidade, percepção apurada, sorriso aberto, qualidades sim presentes com mais intensidade nelas que nos homens.Vivemos a era do conhecimento e da informação. Na empresa do conhecimento, a mulher terá cada vez mais importância estratégica, pois trabalha naturalmente com a diversidade e processos multifuncionais. A sensibilidade feminina, por exemplo, faz com que equipes marcadas por enormes diferenças actuem de forma sinérgica e com isso problemas que pareciam insolúveis são resolvidos de formas criativas. As empresas que apostam na singularidade de seus interlocutores internos se tornam mais inteligentes, mais capazes e mais ágeis.Trabalhar fora de casa é uma conquista relativamente recente das mulheres. Ganhar seu próprio dinheiro, ser independente e ainda ter sua competência reconhecida é motivo de orgulho para todas.

Sem comentários:

Enviar um comentário